segunda-feira, 26 de maio de 2008

Exposição Star Wars Brasil - Bienal do Ibirapuera - 22/05/2008



Nome: Bruna Yumi Ongaro
R.A.: 04111274
Design Digital
NA8

Exposição Star Wars - Cultura da Moda

Ao chegar na bienal já nos deparamos com um storm trooper, personagem da saga Star Wars. Com uma réplica fiel da armadura do filme. A exposição Star Wars Brasil, tráz, acho que pela primeira vez, um acervo de objetos e roupas originais usados no filme, como por exemplo o belo figurino da rainha Amigdala (personagem que aparece na nova trilogia do Star Wars), todos desenhados por Iain McCaig, ao lado de cada roupa estava seu croqui original. Que, confesso, fiquei até emocionada, por ser fã do ilustrador Iain McCaig, me inspiro em seus desenhos sempre que posso hehe (pra quem curte ilustração e quer conferir o maravilhoso trabalho de Iain: http://www.thegnomonworkshop.com/gallery/mccaig.html).

Além do acervo de roupas, que são muitas, figurinos dos personagens Luke Skywalker, Han Solo, Chewbacca, C3PO, R2D2, Wicket o Ewoks, Darth Maul, Lord Vader, Palpatine, Princesa Leia, Rainha Amigdala, Obi Wan, Anakin Skywalker, etc, havia o acervo de maquetes, maravilhosas, utilizadas nos filmes antigos, naves e cidades em miniatura, armas, até a maca de onde levanta Lord Vader estava lá! rs parece muita coisa, mas não é, a exposição é pequena, poderia ter muito mais pelo preço que cobram (R$30), mesmo pagando meia é meio carinho, mas é que eu sou exigente mesmo, eu queria ver mais!!!!!

Para mim foi muito importante, pois sou fã de Star Wars, fora ser fã, não só dos filmes, admiro muito o trabalho dos desenhistas como Iain McCaig, que trabalharam nos bastidores, participaram da produção do filme, quem dera eu um dia desenhar para algum filme qualquer, todas as ilustrações que estavam dispostas na exposição eram originais, pintadas com guache, caneta marcador, aquarela, lápis, diversas técnicas! Folhas de storyboard originais, dos filmes antigos, croquis originais das roupas, ou seja, tinha tudo que me interessava a respeito de arte.

O figurino é extremamente bem elaborado, pude ver de perto, as roupas são impecáveis, são tantos detalhes! Vale a pena conferir!!!!

Logo mais insiro as fotos e o bilhete!!!

Bjos a todos!

domingo, 25 de maio de 2008

Filme - Speed Racer

Nome: Simone Valente Gonçalves
RA.: 04104649
Design Digital - NA8


Speed Racer é o nome de um anime dos anos 60, criado pelo japonês Tatsuo Yoshida sobre corridas de automóveis. O anime conta a história de um jovem e audaz piloto de corrida, que dirige o carro Mach 5, criado por seu pai (Pops Racer) e vive diversas aventuras dentro e fora das corridas. O menino representa a cultura típica dos anos 60, sendo que seu cabelo parece o do cantor, Elvis Presley e suas aventuras, segundo um artigo publicado no site do Estadão, lembram a ambientação dos filmes de James Bond. Quatro décadas depois de sua criação e grande sucesso, Speed Racer volta a cena, como um filme de ação ambientado com ares de desenho, caracterizado por suas cores brilhantes, resistência às leis da física e noções de bem e mal que vão além das aparências.
O começo do filme é um flashback e mostra a infância de Speed e seu relacionamento com seu irmão mais velho, Rex. Também é mostrado a morte de Rex em um corrida há anos, e como esse evento mudou a vida de Speed e de sua família. A parir daí, é narrado o rumo que toma a vida de Speed e como tornou-se um dos melhores corredores já vistos, recebendo, inclusive, um convite de patrocínio de uma das maiores empresas automobilísticas. Ao rejeitar esta proposta, contudo, Speed percebe a sujeira e crueldade do mundo em que está entrando.
O filme é simplesmente fantástico, um dos melhores que já vi. Não só pela história, que além de trazer lições sobre o caráter humano, é hilário, mas também pelos recursos tecnológicos utilizados. Apesar de ser uma adaptação de um desenho animado para as telas de cinema, o filme não segue a linha de filmes como "Sin City" e a atual produção de "Spirit", em que a linguagem da HQ é reproduzida e adaptada para as telas widescreen. Em Speed Race os cenários parecem, muito mais, telas de jogos de videogame, como Mario Kart; não só as corridas, mas também as casas, ruas e carros da cidade. As pistas se parecem com montanhas-russas, às vezes com uma pista de skate, e os carros enfrentam obstáculos e fazem giros impossíveis. A maioria deles é equipado com utensílios de defesa e de ataque. Dá pra imaginar como deve ser estranho interpretar em um filme desses, em que praticamente tudo é criado por computadores.
O figurino segue a temática do cenário, roubas bem coloridas, sendo que as peças tendem a contrastar-se, não só entre elas, mas entre o cenário.
Uma técnica que eles conservaram do desenho animado, é a transição de quadros através da transposição de cenas, geralmente utilizado quando os vilões estão conspirando.

Exposição Star Wars - Parque Ibirapuera, dia 22 de março de 2008.

Nome: Simone Valente Gonçalves
RA.: 04104649
Design Digital - NA8




Apesar da canseira do TCC, feriado prolongado é sempre bom dar uma espairada. Na quinta-feira, eu, meu noivo e minha amiga Bruna fomos até o Parque do Ibirapuera para ver a exposição do filme Star Wars, que ocorrerá até julho deste ano. O principal motivo da exposição é a comemoração dos 30 anos da série e, apesar do grande público, achei que foi muito mal divulgada. Esta exposição,como o próprio o slogan diz, "Não é ficção. É realidade" e traz mais de 200 peças originais da saga, dentre elas: figurino, maquetes, miniaturas, robôs, e mais fotos e imagens. Isso tudo graças aos representantes do acervo da produtora do cineasta George Lucas, que montarão o evento. Além da exposição das peças, está disponível para os fãs a Escola Jedi. Esta escola trata-se de um projeto de teatro, em que os visitantes podem se vestir e brincar de lutar, como as personagens do filme.
Apesar de eu gostar do filme, achei meio curta a exposição, ainda mais pelo preço. De qualquer forma, valeu a pena, principalmente por conta dos figurinos, das ilustrações e das maquetes. Dentre as ilustrações que mais gostei estão a construção do storyboard de uma das cenas do filme e os estudos feitos para a finalização do figurino (todos os figurinos são acompanhados pela ilustração do mesmo). O mais interessante nessas peças é a possibilidade de ver o projeto do filme e ver a "papelada" tornar-se filme. Já as maquetes são um espetáculo a parte. Incríveis, simplesmente incríveis; objetos extremamente detalhados, que possibilitam a criação de cenários impressionantes. Aliás eu nunca tinha parado pra pensar no modo que eles conseguiam gravar/criar aquelas naves gigantestas ou, até mesmo, um penhasco.
Por fim, também podemos encontrar a presença marcante da dupla dinâmica de robôs, R2D2 e C-3PO.