terça-feira, 29 de abril de 2008

Cursos Extraordinários: Sebrae

Nome: Simone Valente Gonçalves
RA.: 04104649
Design Digital - NA8



Neste semestre, estou cursando o último semestre do Curso de Design Digital e, logo no começo do semestre foi-nos apresentado os vários itens que teremos que produzir para a conclusão do curso. Dentre esses itens, temos um Plano de Negócios, em que temos que simular a criação de uma empresa: definindo seu nome, logotipo, área de atuação etc. Por isso, resolvi fazer um dos vários cursos oferecidos pelo Sebrae-SP. O Sebrae-SP é uma instituição sem fins lucrativos coordenada por representantes da
iniciativa privada e do setor público, e tem como objetivo auxiliar empreendedores a desenvolver empresas de Micro e Pequeno Porte, no estado de São Paulo. O curso escolhido foi o AE – Aprender a Empreender e ocorreu dentre os dias nove e vinte e um de março desse ano. O curso tem como foco a gestão empresarial e, como parte do aprendizado, tivemos (foi feito em grupo) que desenvolver todas as etapas iniciais para a criação de uma micro ou pequena empresa. Primeiramente, foi definida a área de atuação da empresa, sua missão e visão. A partir disso, foi possível criar o nome da empresa, além do seu logotipo e o local que se situaria. Definidos estes itens, listamos todas as características positivas e negativas que nossa empresa teria naquele momento, pois assim conseguiríamos focar nossa investida e compará-la com outras empresas do ramo. Fiz este curso com mais alguns integrantes do meu grupo de TCC, justamente para que pudéssemos dar início e tirar as possíveis dúvidas do nosso Plano de Negócios e, assim foi possível começarmos a definir o Contrato Social de nossa empresa.

domingo, 27 de abril de 2008

MMM - Mercado Mundo Mix, 08 de março de 2008

Nome: Simone Valente Gonçalves
RA.: 04104649
Design Digital - NA8



Olha eu aqui na foto!!! Apareci la no site do MMM, e aqui estou circulada de rosa!!!

No dia oito de março, fui conferir o Mercado Mundo Mix, que se trata,basicamente, de uma feira de roupas e acessórios alternativos que ocorre todo ano em São Paulo. O público do evento é composto, principalmente, por jovens que seguem as tendências do momento. Lembro que quando eu estava com 15 ou 16 anos, tinha muita vontade de ir ao Mercado, mas naquela época o estilo alternativo era composto pelos clubbers (esta tribo utilizava roupas e cabelos extremamente coloridas, além de piercings, em tudo quanto que é parte do corpo). Neste ano, o MMM concentrou suas peças no conceito Anime (desenhos animados japoneses), que já é tendência no mundo inteiro e, por tratar-se de um evento multicultural, também expôs muitas roupas e acessórios alternativos, que nos dias atuais, correspondem à cultura/estilo EMO (abreviação do inglês emotional e corresponde a um gênero de música derivado do Hardcore).
Os EMO’s herdaram um pouco do estilo punk, sendo que os seus seguidores utilizam roupa xadrez (calça, principalmente), além do contraste do preto com outras cores fortes. O evento contou com a apresentação de alguns DJ’s, além da apresentação de grupo de taiko. O grupo, formado por descendentes de japoneses, tocaram umas quatro músicas tradicionais japonesas, em seus tambores. Para fechar, com chave de ouro, o MMM contou com um concurso de cosplay, que consiste na caracterização das personagens dos animes, com desempenho de interpretação dessas personagens. E para que todos se alegrassem ainda mais no evento, foi distribuído para o público um copinho com uma mistura de vodca e açúcar =P.

Concurso Camisetaria! Essa eu também fiz!

Nome: Simone Valente Gonçalves
RA.: 04104649
Design Digital - NA8





Entrem e votem!

Ela é simples... simplesmente linda!! Tão linda, que provavelmente estará estampada na minha pele, um dia =)
http://www.camiseteria.com/design.aspx?did=21211

Espero que gostem e que o professor aprove!

Esta ilustração foi incialmente produzida a mão. Depois disso, foi scaneada além de vetorizada e colorida no Corel Draw 12. Apesar de ser linda (hehe) não foi tão apreciada pela maioria, principalmente pelo contraste na imegem. Apesar dos ensinamentos de uma grande professora que tive, nesta faculdade (Cecília), a maior parte da população se encomoda muito com o excesso de branco nas imagens; preciam, sempre, ver mtas cores e/ou todo o espaço ocupado com imagens/textos.
Mas, independentemente disso, representa a opinião pública, né? O mesmo ocorre em nossas vidas profissionais, por mais completo e satisfatório seja um projeto, dependeremios sempre do julgamento de terceiros, que não, necessariamente, têm repertório sócio-cultural, para entender.

Bjus =*

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Concurso Estampa para Camiseteria



Esse concurso serviu como experiencia, já que não venci! Mas serviu para saber o que as pessoas esperam de um desenho, um projeto, um trabalho, no caso, um desenho para estampa. Teve muitos comentários, no site da camiseteria, que me ajudaram a entender e compreender o que as pessoas gostariam de vestir e o que elas esperam dos candidatos. Em um próximo projeto, pretendo fazer outras estampas, levarei em consideração tais comentários, e tomas as críticas como positivas.
Desenhar essa estampa, também me ajudou a por em prática a vetorização, que não domino muito, sei somente o básico. Mas esse concurso me fez pegar gosto pela vetorização, pretendo treinar mais, provavelmente fazer um curso, para chegar em um estágio avançado, pois gostaria de produzir freelas para publicidade, não só de pintura digital (photoshop, painter), mas de vetorização!
Para este desenho da foto, utilizei Adobe Illustrator CS3, e tratamento de imagem no Photoshop CS2 (para a composição do fundo com a camiseta, template que a Camiseteria oferece no site para baixar em formato rar.)

Bjos a todos

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Mercado Mundo Mix - 08/03/08


Mercado Mundo Mix, 08 de março de 2008 - Espaços Urbanos (efêmeros)

Essa circulada na foto, sou eu de costas! Foto encontrada no site do evento, já que não levamos máquina fotográfica no dia, mas demos sorte de sermos fotografadas pelo fotógrafo oficial, durante a apresentação de taiko (tambores japoneses)

No dia que fui ao MMM, em um sábado, teva uma apresentação de taiko de um grupo composto por jovens decendentes de japoneses, tocaram no total umas 4 músicas em homenagem ao centenário da imigração japonesa.
Fora essa apresentação artística, a feira se caracteriza pela moda alternativa, onde diversos acessórios e roupas, bonecos e chaveiros artesanais, toy art, livros, cds, são vendidos. A moda jovem e considerada "moderna" por assim dizer, são roupas no estilo punk, mas um punk comportado, não aquele conceito punk dos anos 70, 80, quero dizer comportado no quesito comportamento, que não é o mesmo de um punk daquela época, ficou só o estilo, a maneira de se vestir, poucos que se vestem de punk são realmente punks. Calças pretas ou jeans, estampadas, todas no modelo skinny. Estampas diversas, a preferida é o xadrez sem dúvida alguma! Casacos de couro preto. Espartilhos ousados. Botas. Sapatilhas de couro abertas na frente, etc
A maior parte do publico é jovem, geralmente estudantes de Design, Arte, Música, estudantes do segundo grau e pessoas que gostam do estilo. Reparei que o público mudou muito, quando eu frequentava o MMM em 1997, 1998, o público era completamente diferente e separado por grupos como os clubbers, punks, grunges e góticos, hoje o público não tem um estilo definido.
O evento aconteceu no Memorial da America Latina, durou dois dias, fui apenas no primeiro dia (08/03 sábado), peguei a apresentação de música, mas também teria, naquele mesmo dia, o concurso de cosplay (fãs de desenhos animados japoneses, que vão caracterizados de seus personagens favoritos).

Quase Líquido - Itaú Cultural

Exposição "Quase Líquido" Itaú Cultural. Espaços Urbanos.

A mostra, em sua essência, possui obras que relacionam o movimento com o movimento das águas do rio Tietê, de aparência um tanto viscosa.
No primeiro piso da mostra, um enorme cilindro em movimento rotatório, intitulado Riorotor, no qual os espectadores podem entrar em seu interior, através de uma abertura no cilindro e dentro pode-se ver que em toda sua extensão há um "pattern" de madeira, que com o movimento (bastante lento) lembra o fluxo da água de um rio.
Outra obra que chama atenção, fica no mesmo andar do Riorotor, "Primeiro Encontro" de Lucia Koch, é uma sala com as paredes brancas e nas extremidades do teto, foram colocados cilindros de luz. Luzes que mudam de cor em vários padrões e se movimentam iluminando todo o ambiente. "A luz em estado quase líquido".
A obra "Memória", é uma vídeo instalação que mostra em monitores de televisão, um vídeo de um líquido viscoso e escuro no qual alguém passa uma caneta e escreve a palavra "memória", que logo desaparece. Seria uma representação de como a memória, às vezes, dura pouco.
Em sua grande parte, a mostra tem fotografias, vídeos de líquidos (como o do suco gástrico comparado ao fluxo das águas do Tietê), todas as obras representam o efêmero (bolhas de sabão, memória) e tentam manter essa relação com as águas do rio.
Para mim, a visita à mostra, foi muito proveitosa, gosto de apreciar arte e tento fazer arte também, mas isso já é uma outra história.... Gosto muito de instalações, acho que um modo muito legal, diferente, de mostrar o que o artista sente com relação a algum tema, no caso tema que se relacione a qualquer coisa que lembre algo líquido. Muito interessante o modo como cada artista produziu sua representação de quase líquido, uns utilizaram vídeos, outros fotografias, construções mecânicas, esculturas, sons, luzes, diferentes formas para representar um único tema. Isso que é legal em uma mostra, a variedade de técnicas, as diversas opções que os artistas têm para passar o que pensam, o que sentem.

Defesa de Tese de Mestrado

A tese intitulada "O Desenho no Design de Moda", defendida por Luciana Gragnato, Designer de Moda e professora de Desenho de Moda na Universidade Anhembi Morumbi.
Tese apresentada no dia 10 de abril de 2008 às 14h na Universidade Anhembi Morumbi.

A tese de Luciana, resumidamente, fala sobre o desenho na moda, mostrando os desenhos a partir de uma linha do tempo, de 1885 a 2005. O objeto de estudo são os desenhos, mas principalmente as silhuetas femininas. Segundo Luciana, tais desenhos são um reflexo do que estava acontecendo no mundo na época vivida, dos estilos de vida e comportamento. Como um "registro cultural", representados através do desenho das roupas e do estilo da silhueta. Segundo Gragnato, "o corpo e a roupa propõe formas, idéias de como queremos ser".
Um fato importante, foi a maneira como Gragnato organizou as etapas do processo de desenho de Moda, um processo organizado em três fases:

Primeira: Concepção (que seriam os croquis);
Segunda: O desenvolvimento (desenho técnico);
Terceira: Comercialização (Ilustração de Moda).

Até então, essa divisão de etapas era inédito na Moda, essa organização, que acredito ser muito útil para quem trabalha na área.
Particularmente, não sou muito ligada à moda, sou estudante de Design Digital, mas gosto muito de desenho, sou ilustradora e essa experiência foi válida nesse sentido, aprendi novos conceitos de desenho. Desenho é desenho, se eu puder um dia trabalhar na área, seria muito bacana, talvez dando aulas de desenho para alunos de Moda, enfim adicionou mais algum conteúdo de desenho ao meu repertório.